Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

HGUFL - Histórico

Os primórdios do HGuFl remontam à metade do século XVIII com a criação da Enfermaria Militar de Santa Catarina (1750), sob as ordens do Brigadeiro Silva Paes, na então Vila do Desterro, hoje Florianópolis.

hgu2b

Criado em 4 de abril de 1869, com a denominação de Hospital Militar Provisório da Vila de Desterro, foi, em 1890, denominado

Hospital Militar de 3ª Classe; em 1937, Hospital Militar de Florianópolis e, somente em 1953, recebeu a denominação atual de Hospital de Guarnição de Florianópolis.

A nova região escolhida era farta em caça e pesca. O trabalho inicial foi bastante árduo, restringindo-se ao desmatamento, retirada e beneficiamento da madeira, exploração agrícola do terreno e a construção de instalações, tudo isso paralelamente à ação de guarda. A única ligação possível se fazia por via fluvial de seis em seis meses. Era o correio militar que trazia além da mala postal algumas provisões. Simultaneamente ao correio, efetuavam-se revezamentos da tropa voluntária das quais, a primeira condição exigida era ser casado.

O conjunto arquitetônico do HGuFl foi tombado pelo Decreto Municipal nº 270/86 e classificação na categoria P2, cujas limitações de alteração são: “Imóvel que deve ser preservado nos seus aspectos externos - fachada e cobertura, admitindo-se reformas internas”.

 

 

 

 

 

  
 


 

Fim do conteúdo da página