Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alocução Alusiva ao 149° Aniversário do HGUFL

 

         Tradicional Organização Militar de Saúde pertencente ao Exército Brasileiro, o Hospital de Guarnição de Florianópolis, que nesta data celebra seu centésimo quadragésimo nono aniversário de criação, é o único hospital militar no Estado de Santa Catarina, sendo o 3° mais antigo do Brasil.

         Sua origem remonta à Enfermaria Militar de Santa Catarina, desde 1.750, primeiro núcleo de assistência médica desta terra, na então Vila do Desterro, criada durante o governo do Brigadeiro José da Silva Paes.

         Em meio às precárias condições sanitárias e de higiene da época, esta enfermaria não teve instalações próprias, ocupando dependências nos aquartelamentos existentes na ilha.

         A situação sanitária agravou-se consideravelmente em 1.865, durante o maior conflito armado da América do Sul, a Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança, que durou de 1.864 a 1.870. Incursões do Exército de Solano López em território Argentino, com o objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul, provocaram pesadas perdas, com grande número de feridos, além de doenças que assolavam a tropa, como infecções, sarampo e cólera. As evacuações dos feridos oriundas do conflito eram realizadas em navios, passando pelo rio paraná até o Estuário do Prata e depois, pelo litoral gaúcho à Vila do Desterro.

         Esta situação sobrepujou a capacidade de atendimento da enfermaria militar, levando à criação, em 4 de abril de 1.869, do Hospital Militar Provisório da Vila do Desterro. Entretanto, somente em 1.872 foi iniciada a construção de um hospital, nos arredores da vila, edificação utilizada ainda hoje por este nosocômio.

         Com a aprovação do regulamento do serviço sanitário do Exército, pelo decreto n° 307, de 07 de abril de 1.890, foi denominado hospital de 3ª classe, situação que persistiu até 1.937, quando teve novamente sua denominação alterada para Hospital Militar de Florianópolis.

         A nomenclatura atual do Hospital de Guarnição de Florianópolis foi estabelecida pela portaria ministerial nº 254, de 8 de julho de 1.953, no Regulamento do Serviço de Saúde do Exército, publicada na página 27 da seção 1 do diário oficial da união, de 10 de julho de 1953.

         Com a criação da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, em 1.972, houve a necessidade de uma ampliação do hospital, visando melhorar as condições de atendimento do crescente número de beneficiários do sistema de saúde do Exército na guarnição.

         A mesma edificação construída em 1.872, foi tombada como patrimônio histórico e artístico do município por meio do decreto n° 270, de 30 de dezembro de 1.986, do Prefeito Municipal de Florianópolis, publicado no diário oficial n° 13.114, de 8 de janeiro de 1.987.

         Hoje, o Hospital de Guarnição de Florianópolis faz parte de uma rede de 26 hospitais militares e tem como principal missão prestar assistência médico-odontológica aos militares da ativa e da inatividade, pensionistas, servidores civis, e seus dependentes, vinculados à 14ª brigada de infantaria motorizada, além de propiciar atendimento aos usuários da marinha do Brasil e da aeronáutica.

         Nos últimos anos, com a reestruturação do serviço de saúde, o hospital vem sendo dotado pela força terrestre com aporte financeiro, novos equipamentos, novas especialidades e adaptação de instalações, buscando suprir as necessidades ditadas pelo desenvolvimento das ciências de saúde e pelo grande afluxo de militares da inatividade e dependentes, que passaram a fixar residência nesta capital, atraídos pelo excelente padrão de qualidade de vida.

         Sem nunca perder de vista a razão de sua existência, seus pacientes, este hospital procura prestar cada vez mais e melhores atendimentos, seja internamente, seja por intermédio de contratos e credenciamentos efetuados para suprir as exigências de saúde do público assistido.

         Nesta data, em que relembramos suas origens, sua importância no passado e no presente, e vislumbramos um futuro glorioso, desejamos repartir com nossos usuários, que formam conosco a família do Hospital de Guarnição de Florianópolis, a felicidade por mais um ano de êxito no cumprimento da missão.

         Parabéns a todos que ajudaram e ajudam a fazer a história do Hospital de Guarnição de Florianópolis.

         Saúde!

 

SÉRGIO LUIS HAMMES
DIRETOR DO HGUFL

registrado em:
Fim do conteúdo da página
arp: in 7 entries no match found. xx